fbpx

2FCS

Arquitectura Construir casa – Tudo o que precisa de saber
Construir-casa-tudo-que-precisa-saber-destaque

Construir uma casa é um processo difícil que acarreta um grande nível de ansiedade e indecisão, quer pela elevada quantidade de escolhas que temos de fazer, bem como pelo tempo e investimento financeiro associado.No entanto é um sonho para muitas pessoas e que muitas vezes se transforma num pesadelo. Em conversa com diversos clientes concluímos que muitas pessoas iniciam o processo de licenciamento e depois desistem da construção perdendo o investimento já realizado.

Dessa forma irei escrever um pouco sobre este assunto que pode ser do vosso interesse.

Construir casa – questões a ter em conta:

1º Passo – Encontrar um terreno

escolher-terreno

Este é o primeiro grande investimento quando pensa em construir casa e como tal deve ser bem ponderado.
As características do terreno são de extrema importância para que todo o processo de construção possa ocorrer sem problemas.

Os declives, características do solo, e existência de lençóis de água são alguns dos factores a considerar, bem como existência de saneamento e rede eléctrica.
Para além disto, outro ponto muito importante é a localização, que irá influenciar o preço bem como o processo burocrático, pois cada câmara tem diferentes condicionantes no processo de licenciamento.

Após encontrarmos o terreno para a nossa construção devemos confirmar se este se encontra numa zona passível de ser edificada, consultando a câmara local, ou o PDM – Plano Director municipal.

No momento da compra do terreno deverá também ser realizado o levantamento topográfico por forma a actualizar as áreas do mesmo na conservatória e finanças.

Se a periferia de Coimbra vos interessa vejam este terreno

2º Passo – Projecto de arquitectura

projecto-arquitectura

Após a escolha do terreno, o passo seguinte é idealizar a casa que podemos construir, e para isso nada melhor que recorrer a um arquitecto. A escolha de um destes profissionais tem diversas vantagens, como já falamos num post anterior.
O Arquitecto poderá apoiar em aspectos tais como a definição do tamanho da casa, materiais, acabamentos, métodos construtivos, e indicar uma previsão de custos para a casa pretendida, por forma que o nosso orçamento não seja ultrapassado.
Depois destes passos estarem definidos será realizado e enviado para Câmara Municipal local o projecto de arquitectura (este processo será realizado pelo arquitecto).
A Câmara Municipal da zona irá proceder à apreciação do projecto de arquitectura.
Caso a aprovação seja favorável, solicita os projectos de especialidades,que são realizados por engenheiros, com acompanhamento do arquitecto, libertando assim o cliente de questões técnicas.
Por fim, após a aprovação de ambos projectos é atribuída a licença de construção (este passo poderá ser mais ou menos rápido consoante a câmara).

Após a obtenção da licença já pode começar a construir e avançar para:

3º Passo – Processo de construção

Processo-Construcao

O arquitecto é o responsável pelo planeamento da casa, concepção e toda a componente arquitectónica, ao passo que o engenheiro é responsável pela componente estrutural e as várias especialidades.
O empreiteiro é o responsável pela construção que será gerida com o acompanhamento do arquitecto.
Quando somos acompanhados por profissionais da área, nesta fase, já temos uma noção concreta dos custos que iremos ter na construção.
Todos os materiais a utilizar já estão definidos, facilitando assim o processo de compra e consequentemente o processo de construção.

No final da casa construída, é tempo de obter as licenças de utilização e usufruir do investimento feito.

Como podem ver pelo processo descrito existem várias variáveis a ter em conta.
O apoio de profissionais permite-nos controlar melhor o processo e investimentos a serem realizados para que não hajam tantas surpresas ao longo do caminho.

Esperemos que desta forma possam tomar decisões mais conscientes e não deixem os vossos projectos no papel.

Post a Comment