2FCS

Arquitectura 7 Razões para escolher um Arquitecto – (parte 1/2)
7-razoes-para-escolher-um-arquitecto-parte-22

Eventualmente todos nós acabamos por sair de casa dos nossos pais, e quando essa decisão surge nas nossas cabeças começamos a pensar em como será a nossa casa:

devo alugar uma casa, devo comprar, ou talvez construir uma casa minha adaptada às minhas ideias, necessidades e gostos.

Caso a decisão passe por construir, certamente é o momento de escolher um arquitecto para trabalhar connosco. Neste artigo vou enumerar as várias razões pelas quais escolher um arquitecto é uma boa ideia:

1 – Financeira

O arquitecto conhece aprofundadamente o processo de licenciamento e construção. É um profissional apto a acompanhá-lo na construção de uma nova habitação, bem como em remodelações, ou em algumas questões legais como licenciamentos.

A experiência que detém nesta área permite-lhe a si poupar tempo, ultrapassando várias burocracias que desconhece, informá-lo sobre o que pode ou não fazer, alinhar as suas ideias com as possibilidades legais bem como manter o projecto dentro do orçamento previsto.

Se acha que com o arquitecto vai gastar mais, não se esqueça que o projecto é apenas uma pequena parte de toda a construção, e recorrendo a profissionais poderá garantir que a sua casa ficará pelo valor previsto inicialmente e com a qualidade que pretende.

Vai passar uma boa parte da sua vida na sua casa, quer mesmo poupar na concepção/projecto?

2 – Profissionais substitutos

“O amigo da minha vizinha também faz uns desenhos”

“Conheço um engenheiro que projectou a casa dele”

“O empreiteiro amigo do meu irmão faz casas desde 1970 e nunca precisou de um arquitecto”.

Estas frases soam-lhe familiares?, encaixa neste perfil? Pois bem, vários profissionais estão envolvidos no processo de construção, mas novamente, irá passar uma boa parte da sua vida na casa, pretende mesmo deixar a concepção a cargo do amigo do primo, do vizinho que já faz casas à vários anos?

O empreiteiro é importante e percebe imenso de construção, mas tem lacunas na concepção e na interpretação dos seus ideais e objetivos para a habitação. O mesmo se passa com o engenheiro. Ter um arquitecto garantirá um projecto de melhor qualidade, alinhado com os seus objetivos/necessidades, e por fim, com o acompanhamento de obra levará também a melhor qualidade construtiva.

3 – “Quero uma casa tradicional! Arquitectos apenas fazem projectos futuristas, mais onerosos e pouco funcionais”.

O Arquitecto irá estar consigo desde o inicio do projecto, desde o momento em que a habitação não passa de uma folha em branco e várias ideias na sua cabeça. Neste momento terá oportunidade de lhe transmitir todas as suas pretensões (se for uma casa futurista, é o que terá, se for o modelo mais tradicional, ele também estará apto para o servir). Caso não esteja de acordo com o estudo inicial, ele pode e deve ser alterado, até que vá de encontro ao que pretende.

Neste campo (da sua habitação), o arquitecto é quem melhor o entende a si e ao seu projecto, às suas necessidades e orçamento, e em conjunto irão conseguir um produto final que o servirá da melhor forma e que será acompanhado e avaliado por si em toda a sua execução.

Este post seguirá na próxima semana, aguardem por novidades e sigam as nossas redes sociais para as saberem em primeira mão. Facebook e Instagram

Post a Comment